“Symphony of Connection”, pela Afghan Youth Orchestra

Celebrar e promover a diversidade e a interculturalidade do campus da FEUP é o objetivo do concerto “Symphony of Connection”, interpretado pela Afghan Youth Orchestra, grupo que pertence ao Afghanistan National Institute of Music (ANIM). Mas a particularidade desta escola de música vai além do talento. São cerca de 50 jovens músicos afegãos e, na noite de 21 de maio, vão trazer melodias tradicionais e folclóricas do Afeganistão ao Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), num espetáculo inserido nas comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

A história deste grupo de jovens músicos afegãos começa após o regresso dos talibãs a 15 de agosto de 2021. Alguns meses depois, a ANIM aceita o pedido de asilo coletivo oferecido pelo governo português da altura, salvaguardando a segurança dos 273 membros que compõem a instituição.

“Depois de uma longa e complexa viagem desde Cabul, que implicou estadias temporárias em Doha e Lisboa, os nossos membros foram finalmente realojados em Braga e Guimarães, onde se integraram e se reconstruíram enquanto comunidade”, afirma Ahmad Sarmast, diretor e fundador da ANIM, instituição que durante a última década tem estado na vanguarda da promoção dos direitos humanos, da proteção do património cultural do Afeganistão, da capacitação das mulheres e meninas através da música, da facilitação do diálogo intercultural e da defesa dos direitos dos artistas.

Originalmente formada em 2010 como uma das várias orquestras e conjuntos da ANIM, a Afghan Youth Orchestra representou com sucesso a música afegã a nível nacional e internacional em muitos locais de prestígio, como o Carnegie Hall, o Kennedy Centre e a Royal Opera House of Oman.

“A grande estreia já no exílio aconteceu em outubro de 2022, um ano após a nossa chegada a Portugal, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi um regresso triunfal da nossa orquestra!”, recorda o fundador.

O concerto de 21 de maio, com entrada gratuita, tem início às 21h00, no Auditório José Marques dos Santos, e será regido pelo maestro Tiago Moreira Da Silva, que lidera atualmente a Afghan Youth Orchestra e a Orquestra Clássica da FEUP, além de outras orquestras e grupos musicais.

Numa iniciativa promovida pelo Comissariado Cultural e pelo Comissariado de Responsabilidade Social da FEUP, em parceria com o Intercultural Contact Point (iPoint) da FEUP, vai ser disponibilizada uma Bilheteira Solidária à entrada do concerto, cujo valor da doação reverte para a ANIM.