Aos Livros: Oficina de Escrita, Concurso de Escrita Criativa
Concurso de Escrita Criativa da FEUP
Com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade, promovendo e valorizando a expressão literária em língua portuguesa na Comunidade FEUP, o Clube de Leitura e o Comissariado Cultural promovem anualmente um Concurso de Escrita Criativa. Os géneros literários elegíveis são a prosa, a poesia e a banda desenhada, expressos em língua portuguesa. O concurso é aberto a todos os membros da Comunidade FEUP, incluindo os antigos membros (professores, investigadores, técnicos e alumni), sendo possível a participação individualmente ou em grupo (até um máximo de 5 elementos). Consulte o Regulamento do Concurso de Escrita Criativa da FEUP
A 1ª Edição do Concurso de Escrita Criativa da FEUP é apresentado em parceria com o projeto Equações da Liberdade, um programa cultural que assinala os 50 Anos do 25 de Abril. Os trabalhos submetidos a concurso deverão refletir temática relacionada com a liberdade, o que fizemos e o que fazemos com ela.
As obras a concurso deverão ser inéditas e escritas em língua portuguesa, desenvolvidas individualmente ou em grupo por membros da Comunidade FEUP, nos géneros literários da prosa, poesia ou banda desenhada. Os trabalhos deverão ser submetidos no formulário eletrónico até ao final de outubro de 2024, indicando um pseudónimo para a identificação dos autores.
Os prémios serão entregues aos autores dos trabalhos selecionados pelo júri do concurso na cerimónia do Dia da FEUP de 2025, sendo constituído por:
- Diploma de Participação para todos os autores de trabalhos a concurso
- Diploma de Atribuição do Prémio para o trabalho vencedor em cada género literário
- Um iPad para o trabalho vencedor em cada género literário (atribuído pelo programa de cultural Equações da Liberdade)
Esclarecimentos ou apoio em caso de dificuldades na submissão devem ser solicitados a partir do e-mail: agora@fe.up.pt.
Oficina de Escrita
O Clube de Leitura da Biblioteca da FEUP promove uma Oficina de Escrita Criativa. Esta Oficina decorrerá em 6 sessões e será orientada por Ângela Marques, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras. As sessões decorrerão em Português entre 8 d maio e 15 de junho, decorrendo as inscrições até ao dia 19 de abril.
“Uma Oficina de escrita criativa, com o modelo presente de apenas seis sessões, só pode ter como objetivo despertar diferentes possibilidades de experimentar a escrita como processo criativo que nos permite um olhar aberto para o outro e para o mundo, enriquecendo e desvendando também camadas de um “eu” muitas vezes desconhecido. Com a leitura e a escrita de mãos dadas, começamos um trabalho minucioso de descoberta em que balançamos sistematicamente entre o estatuto de criadores e de criaturas. Usamos a palavra e ela usa-nos, por isso é um desafio. Para tal temos que possuir o domínio da língua, a abertura ao diálogo, a perseverança no ofício.”
(Ângela Marques)
Ângela Marques
Ângela Marques é Licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da UP. Paralelamente ao ensino, que exerceu durante 44 anos, publicou poesia e teatro, colaborou em jornais e revistas com recensões críticas e traduções. Frequentou, no TNSJ, no âmbito do Dramat, Oficinas de escrita para teatro, com orientadores portugueses e estrangeiros. A partir de então orientou Oficinas de escrita criativa, durante 10 anos, no Contagiarte, Centro de Formação Cultural e, em Outubro/Novembro de 2023, na Biblioteca Almeida Garrett, Porto.