Teoria da Relatividade – performance Renato Roque
O livro “A Teoria da Relatividade Restrita dos Sonhos (TRRS) e a Democracia em Portugal”, do professor de Hiperfísica Onírica Albert Eitraum, traduzido por Renato Roque e publicado pela Douda Correria, apresenta ao grande público a teoria onírica revolucionária do professor alemão. Utilizando a teoria, o autor associa no seu livro a evolução do consumo de arcas de sonhos – do passado e do futuro – com as transformações sociais e políticas ocorridas em Portugal desde o 25 de Abril de 1974 até 2024.
O professor Eintraum, amavelmente, disponibilizou-se a vir a Portugal e a dar algumas conferências sobre os resultados do seu estudo onírico da realidade portuguesa, onde se disponibilizará a conversar com o público. O professor fala português, mas, como tem algumas limitações na língua, será acompanhado por um intérprete, o professor emérito da FLUP Gonçalo Vilas-Boas.
Percurso Profissional
Albert Eintraum iniciou em 1999, a convite do Departamento de Hiperfísica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, um estudo sobre os sonhos e o consumo das arcas em Portugal. Completou-o ainda em 1999 e tem atualizado este estudo a pedido de várias instituições. O governo português nunca lhe pagou esse trabalho. Mas, o estudo inovador de 1999 nunca foi publicado comercialmente, nem pelo Ministério da Ciência, nem pelo Ministério da Educação, nem pelo INCM. Foi apenas dado a conhecer em pequenas conferências quase-clandestinas, realizadas em diversas escolas e universidades portuguesas e no estrangeiro.
A atual publicação, que finalmente vê a luz dia, não só apresenta os resultados do projeto de 1999, mas atualiza-os, para o período 1974-2024, e pretende assim inserir-se no quadro das comemoração do cinquentenário do 25 de Abril de 1974.
Sobre Albert Eintraum
Albert Eintraum nasceu em Heideltraum na Alemanha. Licenciou-se em Física das pequeníssimas partículas em Zurique e doutorou-se em Física Onírica com um trabalho inovador sobre o movimento de sonhos acastanhados microscópicos, a flutuar à superfície da água do mar (Brownian Motion).
Um artigo revolucionário sobre o efeito foto-eléctrico de sonhos incandescentes concedeu-lhe o prémio Novel de Hiperfísica Onírica.
Para além dos dois artigos referidos, muito importantes para a história da Hiperfísica moderna, Eintraum foi autor de dois livros que revolucionaram a Hiperfísica Onírica e que constituem a obra pela qual hoje ele é mais conhecido:
- “O sonho e o espaço-tempo” (1952), onde apresentou pela primeira vez a Teoria da Relatividade Restrita dos Sonhos, a TRRS
- “O sonho acelerado” (1958), onde apresentou a Teoria da Relatividade Generalizada dos Sonhos, a TRGS.
É autor de centenas de artigos em inúmeras revistas da especialidade e realizou conferências em todo o mundo.
É atualmente professor no Departamento de Hiperfísica das Partículas na Universidade de Minnesolta USA.