Aos Livros: Oficina de Escrita, Concurso de Escrita Criativa

O Clube de Leitura da Biblioteca da FEUP promove uma Oficina de Escrita Criativa. Esta Oficina decorrerá em 6 sessões e será orientada por Ângela Marques, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras. As sessões decorrerão em Português entre 8 d maio e 15 de junho, decorrendo as inscrições até ao dia 19 de abril.

“Uma Oficina de escrita criativa, com o modelo presente de apenas seis sessões, só pode ter como objetivo despertar diferentes possibilidades de experimentar a escrita como processo criativo que nos permite um olhar aberto para o outro e para o mundo, enriquecendo e desvendando também camadas de um “eu” muitas vezes desconhecido. Com a leitura e a escrita de mãos dadas, começamos um trabalho minucioso de descoberta em que balançamos sistematicamente entre o estatuto de criadores e de criaturas. Usamos a palavra e ela usa-nos, por isso é um desafio. Para tal temos que possuir o domínio da língua, a abertura ao diálogo, a perseverança no ofício.”

(Ângela Marques)

Ângela Marques

Ângela Marques é Licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da UP. Paralelamente ao ensino, que exerceu durante 44 anos, publicou poesia e teatro, colaborou em jornais e revistas com recensões críticas e traduções. Frequentou, no TNSJ, no âmbito do Dramat, Oficinas de escrita para teatro, com orientadores portugueses e estrangeiros. A partir de então orientou Oficinas de escrita criativa, durante 10 anos, no Contagiarte, Centro de Formação Cultural e, em Outubro/Novembro de 2023, na Biblioteca Almeida Garrett, Porto.